Donald Trump acusa governo Biden de manter a fronteira com o México uma bagunça

O ex-presidente Donald Trump, novamente acusou o governo de Joe Biden de causar um desastre na fronteira com o México, quase ao mesmo tempo em que o procurador-geral da Flórida, Ashley Moody, anunciou um processo contra os responsáveis pela imigração para neutralizar as mudanças feitas na política de imigração.

“Nosso país está sendo destruído na fronteira sul, algo terrível de se ver”, disse Trump em um comunicado divulgado por seu escritório em Palm Beach, Flórida, onde ele mora. Trump afirmou que quando era presidente a fronteira com o México “estava em ordem, mais forte e mais segura do que nunca” e que a “fraude de asilo” e as prisões seguidas de soltura e mão pesada colocaram contrabandistas, narcotraficantes e traficantes.

O ex-presidente disse que se não fosse pelos atrasos causados pelos democratas do Congresso, o muro já estaria terminado e funcionando “magnificamente”. Trump e seus partidários, como o procurador-geral da Flórida Ashley Moody, estão concentrando seus ataques à administração democrática na política de imigração, que parece ser uma questão central na campanha para as eleições presidenciais de 2022, nas quais os republicanos aspiram recuperar o controle da Câmara dos Representantes.

Na campanha eleitoral presidencial de 2016, da qual foi o vencedor, Trump fez da luta contra a imigração ilegal seu carro-chefe. A procuradora-geral da Flórida, republicana e parente de Trump, anunciou na terça-feira que entrou com uma ação no tribunal federal para interromper imediatamente as novas políticas de imigração do governo do presidente Joe Biden, considerando que elas colocam em risco a segurança dos americanos e dos imigrantes.

Na ação, Moody garante que essas políticas de gestão do presidente democrata criaram rapidamente “um pesadelo de segurança pública”, conforme o início do texto judicial. A ação legal da Moody’s visa as diretrizes emitidas para suspender “as prisões e deportações de certos criminosos que estão no país ilegalmente, muitos deles violentos ou condenados por tráfico de drogas”, segundo um comunicado.

“A política imprudente da administração Biden de se recusar a fazer seu trabalho e deportar criminosos coloca em risco todas essas conquistas da administração Trump e a segurança pública dos moradores da Flórida”, disse o procurador-geral. Segundo Moody, Biden rompeu com a política dos presidentes das últimas duas décadas, tanto republicanos quanto democratas, de prender e deportar criminosos. “Esta é uma mudança radical que coloca os esidentes e nossos policiais em maior perigo e é por isso que entrei com um processo”, acrescentou.

“Como resultado da revogação das políticas de imigração do presidente Donald Trump e do presidente Barack Obama, criminosos condenados no país, incluindo traficantes de drogas, criminosos sexuais e condenados por violência doméstica, não serão mais deportados, mas serão permanecer na Flórida livre de novos crimes “, disse Moody. Pouco depois de chegar à Casa Branca, Biden ordenou uma moratória de 100 dias para certas deportações, embora um juiz federal tenha bloqueado a medida após um processo pelas autoridades do Texas. Após o bloqueio judicial, o presidente optou por mudar as prioridades de detenção do ICE para que esta agência se concentre na detenção e deportação de imigrantes que representam uma ameaça à segurança nacional e aqueles que representam um perigo para a sociedade ou que foram condenados por crimes graves ou têm laços com gangues criminosas.

Fonte: Brazilian Press