ICE realiza “reconhecimento facial” de milhões de motoristas em MD

Foto12 Carteira de Maryland ICE realiza “reconhecimento facial” de milhões de motoristas em MD
As buscas concederam ao ICE acesso às informações de 7 milhões de motoristas, incluindo nomes, endereços e outras informações pessoais em Maryland

O Senador Clarence Lam disse suspeitar que a prática tivesse sido iniciada durante a administração Obama em 2012

O Departamento de Imigração (ICE) recebeu permissão para acessar milhões de fotografias de motoristas no banco de dados do Departamento de Veículos Automotores (DMV) de Maryland. O órgão federal está utilizando a tecnologia de reconhecimento facial para vasculhar as carteiras de motorista emitidas na jurisdição sem obter a aprovação do tribunal estadual. O jornal The Washington Post publicou que 275 mil carteiras foram emitidas para os residentes desde que o estado decidiu desafiar as diretrizes federais de imigração de 2013. Conforme a lei estadual, os imigrantes indocumentados podem aplicar para as carteiras sem a necessidade de apresentar prova de seguro. A tecnologia, potencialmente, permitiria que o ICE identificasse os imigrantes indocumentados que obtivessem o documento.

Em novembro de 2019, as autoridades de segurança de Maryland informaram aos legisladores estaduais que o ICE realizou cerca de 100 buscas nos bancos de dados estaduais das carteiras de motorista  desde 2018. As buscas concederam ao órgão governamental acesso às informações de 7 milhões de motoristas, incluindo nomes, endereços e outras informações pessoais.

Alguns grupos defensores dos direitos dos imigrantes criticaram a prática da agência no combate à imigração clandestina.

“Possuir a carteira de motorista é algo que foi conquistado e aprovado, mas agora foi aberta essa vulnerabilidade”, disse Lydia Walther Rodriguez, diretora da ONG CASA na jurisdição de Baltimore. “Depois que a vitória ocorreu, muita confiança foi concedida ao estado. Agora, é a responsabilidade de o Estado garantir que essa confiança não se perca”.

“trata-se de uma armadilha (…). O ICE está utilizando informações biométricas na surdina, sem o pronunciamento do Governo ou aprovação pública, para caçar as pessoas mais vulneráveis”, disse Harrison Rudolph, associado sênior do Centro da Escola de Direito da Georgetown University Especializada em Privacidade e Tecnologia.

Os relatórios indicam que não está claro quando o ICE começou a vasculhar o banco de dados do DMV em Maryland. O Senador Clarence Lam, entretanto, disse suspeitar que a prática tivesse sido iniciada durante a administração Obama em 2012.

Outros órgãos federais podem vasculhar os bancos de dados das carteiras de motorista, embora geralmente os estados concedam permissão. Por exemplo, 20 estados permitem que o FBI vasculhe milhares de pessoas desde 2011, conforme o Government Accountability Office (GAO).

. Governador apoia o ICE:

O Governador Larry Hogan é contra a suspensão da autoridade do ICE em vasculhar o banco de dados do DMV sem a necessidade de um mandado judicial. Os arquivos dão acesso a fotografias e dados pessoais de 7 milhões de residentes em Maryland, sendo aproximadamente 275 mil imigrantes indocumentados, disse o porta-voz de Hogan, na quinta-feira (27).

Em seu primeiro discurso público desde que a mídia publicou que as autoridades federais realizam reconhecimento facial de milhões de residentes em Maryland sem autorização de tribunais, o governador republicano disse que não apoia o projeto de lei pendente que impede o acesso do ICE aos dados.

“O Governador se opõe a qualquer legislação que comprometa a cooperação com as autoridades federais ou torne Maryland um estado santuário”, disse Michael Ricci, porta-voz de Hogan.

Fonte: Brazilian Voice